quarta-feira, 24 de abril de 2013

Homens de Boa Ventura dão exemplo de quebra de preconceito




                                                                           
Durante todo o dia de hoje, os homens de Boa Ventura, acima dos 40 anos de idade, podem procurar o hospital de pequeno porte (HPP), para fazerem consultas, e se precisar, fazer o exame de toque, feito por um urologista da cidade de João Pessoa.
         Os atendimentos fazem parte da Campanha Nacional  de Prevenção do câncer de próstata. Este ano a Assembleia Legislativa da Paraíba está participando em conjunto com algumas cidades escolhidas por região, como é o caso de Boa Ventura, onde a procura está surpreendendo os profissionais da área da saúde.
                De todas as cidades já visitadas pelas equipes de psicólogos e assistentes sócias da Assembleia, Boa Ventura está sendo a mais procurada. “Os homens aqui estão tendo consciência que evitar problemas com a próstata é muito melhor que se preocupar em tratar as enfermidades, que em alguns casos podem ser fatal”, enfatizava uma profissional aos presentes na manhã de hoje no hospital.
              A maioria dos casos de câncer de próstata não apresenta sintomas, o que aumenta a necessidade de avaliação anual após os 40 anos de idade, a fim de permitir o diagnostico precoce.
              O toque retal e a dosagem do PSA  não dizem se o homem tem câncer, apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames. Apenas a biopsia ou exame do tecido da próstata poderá definir se há a câncer ou não.
              No entanto fiquem atentos alguns sintomas:
- dificuldade em iniciar e manter um jato contínuo de urina;
- disfunção erétil ou dor durante a ejaculação;
- dor ou presença ou presença de sangue na urina;
- necessidade de urinar com frequência e com pouca quantidade.

Um comentário:

  1. parabéns aos homens de Boa Ventura que deixaram o preconceito e a ignorância de lado e, foram em busca da saúde.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario.