sábado, 23 de março de 2013

Nos tempos do coronel Zuza Lacerda



                  O coronel Zuza Lacerda é reverenciado no hino oficial de Boa Ventura e é nome de rua na cidade. Ele era do Ceará e ainda jovem veio para o então povoado de São Boaventura, no século passado. Fez fortuna por essas bandas e adquiriu uma extensa propriedade onde hoje fica a cidade de Curral Velho.

                 A equipe do blog Delcides.com esteve naquela cidade e conversou com o senhor Manuel Pereira de Lacerda, descendente do coronel e responsável pelas chaves da capela de São José, que foi construída por Zuza há muitos anos.
                  Educado e conversador, seu Manuel abriu a capela e nos mostrou o altar, o velho sino, um velho balcão onde algumas imagens ficam expostas, além de apontar o local no piso da capela onde estão enterrados o coronel Zuza Lacerda, a esposa dele, dona Aninha, e o padre Tavares, que morava com o coronel e era da cidade de Princesa Isabel.
                    Ao lado da capela ficava a velha casa grande do coronel Zuza Lacerda, e que hoje em dia está totalmente destruída. O curral onde se colocavam os muitos animais ficava bem perto da casa, ao lado da estrada que dá acesso á cidade de Boa Ventura.
                    Dois fatos da história do coronel Zuza Lacerda, seu Manoel conta e diz que foram verdadeiros: Um dá conta de que as pessoas de fora que passavam naquela época pela propriedade do velho Zuza, tinham que apresentar os documentos ao coronel; e a outra é que ele morreu muito abatido, sem se alimentar, devido alguns homens das bandas de Manaira ter feito de Zuza refém,  e ter passado uma semana com ele no sitio chamado Poço do Cachorro.
                     A liberdade só ocorreu por que um filho do coronel ficou no lugar do pai e entregou  grande quantia em dinheiro, e para que isso acontecesse, foi preciso vender uma propriedade no brejo, para conseguir os valores pedidos pelos algozes.
                     A capela pertence à comunidade católica e hoje, o chão onde ficava a velha casa pertence aos herdeiros do ex-vereador Silvino Pereira de Marrocos, mais conhecido por gato, já falecido.



O que sobrou da antiga casa 

Seu Manoel Lacerda
Capela de São José
                    .
Antigo Armário com as Imagens
Altar da Capela
Piso onde o Coronel Zuza está sepultado
Sino da antiga capela
Linhas da antiga casa do Coronel
Antigo Curral do Coronel
Estrada que dá acesso a Boa Ventura
              

Um comentário:

  1. Ola! gostei muito de ter ouvido esta historia, pois sou filha de Joaquim Pereira de Lacerda ( conhecido por joaquim Silvino) ,O coronel Zuza Lacerda era bisavó do meu pai , morava ai bem do lado da igreja, mas sai do lugar muito criança, mas sempre que ouço as historias dai me emociono bastante... um abraço a quem fez esta reportagem...
    A Manoel Lacerda é meu tio casado com minha tia Creusa, irmã do meu pai.
    Neide

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario.