quarta-feira, 23 de abril de 2014

Consegui uma imagem do coronel Zuza Lacerda


Desde que cheguei a Boa Ventura, há cerca de vinte anos, escuto falar no coronel Zuza Lacerda e a sua “República da Estrela”. Pesquisei em algumas fontes escritas sobre essa história, conversei num passado recente com pessoas mais idosas e fui pessoalmente conhecer de perto o velho curral do coronel, a casa onde ele morava e a capela onde foi sepultado, junto com sua esposa e um padre que residia com a família.


A casa foi destruída pelo tempo e falta de cuidado por parte dos herdeiros, mas a capela continua bem zelada, até porque pertence à comunidade católica da cidade de Curral Velho, e ainda hoje é celebrada missas no local.

Pois bem, o coronel já foi tema de matérias publicadas neste espaço em outras oportunidades, mas eu nunca tinha visto a imagem do mesmo em fotografias, e eis que, consegui, finalmente, uma foto antiga que mostra de fato como era o semblante do famoso coronel Zuza Lacerda, que durante muito tempo mandou e desmandou por essas bandas.

Como a imagem mostra, ele era de cor branca, olhos azuis, contam que era baixinho, usava bigodes e tinha um olhar sereno, sempre olhando para cima, numa posição de poder, ou estar com uma convicção de estar sempre por cima. Natural do Ceará, veio para a então vila de Sãoboaventura comandando uma boiada de dona Donária Leite, esposa do capitão Mamede.

Com o tempo, conquistou poder e fama, sobretudo depois que se casou com a Irma do capitão Mamede, a senhora Ana Furtado de Lacerda. Contam que em certa ocasião conseguiu vencer em uma batalha sangrenta um grupo de bandidos conhecido por “Os Viriatos”, no limite com o Ceará. Ganhou do Governo Federal a patente de coronel da Guarda Nacional pela conquista.

Não se sabe, ao certo, se a história da cuja “República da Estrela” foi verdadeira ou não, mas a fama pegou e até em um hino do município de Boa Ventura o homem é lembrado como herói. De acordo com algumas pessoas idosas que eu conversei, o coronel tinha era muitas terras e muita gente trabalhava para ele. Foi deputado estadual e de certa forma, tinha prestígios junto aos poderosos da capital do Estado.

Em alguns livros, podemos encontra narrações sobre o coronel e sua história. Contam também que tinham inimigos como o coronel Possidônio Mangueira, de Diamante, e talvez por isso, por esconder os assassinos deste coronel, o governador de então ficou descontente e ameaçou mandar a policia invadir as terras do coronel e pegar os supostos criminosos.

A partir daí, dizem que ele juntou a família e alguns amigos e proclamou a “República da Estrela”, tornando a pequena vila de Sãoboaventura e a fazenda Curral Velho independentes do restante do estado da Paraíba. Outra versão dá conta que “a independência” se deu pelo fato do governador, que na época era denominado de presidente de estado, decidiu apoiar um parente seu de Piancó para deputado, representado, assim a região, e não mais o coronel, e este, por sua vez, decidiu romper politicamente com a autoridade maior do estado e criar um estado independente. Três dias, contam que a cuja “independência” durou.

E como ninguém deu ouvidos ao que acontecia por essas bandas, que vivia sem comunicação e era habitada por um pequeno grupo de habitantes, a “República da Estrela” acabou-se. Lamentavelmente, poucas pessoas em Boa Ventura e Curral Velho sabem contar essas histórias, sobretudo os mais jovens, que devem cultivá-las, não como fato de heroísmo ou não de seus personagens, mas como cultura e tradição.

Ah, dizem que o coronel Zuza Lacerda morreu depressivo devido a ter passado alguns dias sob o poder de alguns de seus inimigos, em uma localidade rural, só ganhando a liberdade depois que foi feito um resgate em forma de dinheiro e em substituição do mesmo por um de seus filhos. Talvez a  história verdadeira não seja essa, por isso o interesse seja primordial no intuito de descobrir através das pesquisas fatos novos que possam contar com mais detalhes histórias que cheguem mais perto da realidade da época.

Pela tradição, ou seja, pela transmissão de narrativas dos mais velhos para os mais novos, talvez seja difícil, pois poucos idosos dos tempos atuais conviveram com essa realidade, mas não custa nada conversar com os mais velhos e daí tentar extrair algo proveitoso, e depois, os livros que falam sobre o assunto. A diga está repassada.

Delcides Brasileiro

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.