sábado, 24 de agosto de 2013

O dia em que Lampião enfrentou Oscar na pequena Boa Ventura

   Quando Lampião era vivo, todos os sertanejos o temiam. Ele era o rei do cangaço e mandava e desmandava por essas bandas. No entanto, certa vez, um dos seus homens trouxe uma noticia que deixaria Lampião preocupado.    “Bora, homem, desembucha logo e conta o que tu ouviste falar das bandas do Vale do Piancó?”, Quis saber o cangaceiro valente.
    “Meu rei, ouvi falar que lá pras bandas do Vale do Piancó, tem uma cidade chamada Boa Ventura, e lá mora um homem, que tão falando por aí que é muito mais valente que o senhor”, respondeu o homem.
    Lampião pulou da rede e puxou logo a faca e disse: “O que homem, tu tá é doido é, quem já viu no sertão um cabra mais valente do que eu?”. Não querendo dormir com aquela dúvida na cabeça, Lampião decide vim até a cidade de Boa Ventura e se encontrar com Oscar, e com ele, decidir de uma vez quem era o cabra mais valente do sertão.
   Ele andou e andou montado a cavalo por horas até chegar por aqui. Ele tava tão perdido que achava que a Barrenta era Roma, porque por onde passava só encontrava o povo rezando. Estava armado até os dentes para enfrentar esse tal de Oscar. Boa Ventura naquele tempo só tinha uma rua. E naquele local não encontrou ninguém com o nome de Oscar, e ninguém ousava falar quem era o homem para Lampião.
    Mas por um descuido, alguém soltou que o Oscar tão procurado morava no sitio Cravoeiro, bem pertinho da rua, no outro lado do rio. Lampião se preparou e foi até lá.
De longe avistou uma casinha de taipa, e como a porta estava aberta, viu uma rede armada, e dentro dela um homem deitado. “Vixe, Maria, esse cabra deve ser valente mesmo, até o vento aqui correu com medo de mim, e ele nem levanta para ver o que tá acontecendo”, pensava o rei.
    Bateu na porta com força e foi logo dizendo: “È aqui que mora Oscar, a quem diz Ser mais valente que Lampião?”. Oscar deu um pulo da rede, abriu um dos olhos e foi logo respondendo: “E o homem duvida é? Vamos disputar isso agora na bala”.
    Lampião aceitou o desafio e ainda perguntou como seria a disputa: na faca ou na tiro.
Oscar respondeu que no tiro, mas que ele, Oscar, atirasse primeiro, com Lampião  deitado na rede. Isso ele não aceitou e ai foram para o zerinho ou um.
   Claro, Oscar ganhou, né? Lampião deitou desconfiado na rede de Oscar e quando Oscar deu o tiro, Lampião deu um pulo tão veloz que a bala passou tinindo nele, mas Lampião não foi atingido pela bala, devido à agilidade em pular da rede.
    Quando chegou a vez de Lampião, Oscar foi tão apressado deitar na rede, que quase cai no buraco que tinha nela. Lampião prepara o revolver e dá o tiro. Mas algo aconteceria que mudaria para sempre a vida de Lampião, e que a história oficial não relatou nos livros.
   Oscar dá um pulo tão rápido da rede e ainda consegue desarma-la e colocá-la embaixo do sovaco, enquanto a bala não chega até ele. Depois, a bala bate na parede de reboco e Lampião sai gritando: “Valha nossa senhora, esse Oscar né gente, não, é do outro mundo”.
    Lampião e o seu bando saem correndo de Boa Ventura, que nem poeira pegava. Pouco tempo depois, ele e o seu bando foram pegos e mortos pela policia. Aliás, dizem que só conseguiram pegar Lampião porque ele entrou em depressão ao perder uma luta para Oscar Terto, da pequena vila de Boa Ventura.
    A história é tão verdadeira que ainda hoje Oscar conta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.