quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Homem que morreu em Curral Velho foi atingido na veia femural. Entenda um pouco sobre essa veia

   O fato lamentável que ocorreu na cidade de Curral Velho pela madrugada de hoje, 05, que terminou de forma trágica para um suspeito de assalto, chama a atenção por um detalhe. O tiro dado pelo policial foi disparado em direção a perna do suspeito, como manda uma regra policial, na tentativa de imobilizar o alvo em ação. E assim é feito para que o policial se defenda e paralise o suspeito.

   No entanto, para a infelicidade do homem, o tiro atingiu em cheio a veia femural, que é uma veia de grande calibre por onde passa todo fluxo de sangue que vem da perna em direção a veia cava, a principal do corpo humano. Dificilmente alguém escapa quando essa veia é atingida, porque a hemorragia é intensa. Ela não é como tantas outras veias que agente percebe no nosso corpo.

  O tiro na perna é uma forma de mobilização, mas pode acontecer o erro de percurso da bala. Há cerca de dois anos, outro caso parecido também foi registrado na cidade de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, quando um policial militar foi acionado para conter um suspeito de agressão doméstica.

  Ao tentar se defender da investida do homem, que estava armado com um facão, o policial também atirou na perna, mas a veia femural foi atingida. Socorrido as pressas, ele faleceu a caminho de Campina Grande.

  Todos nós, infelizmente, podemos ser alvo fácil e ter um acidente desse tipo, porque não é somente um tiro que pode ocasionar uma lesão nessa veia, mas qualquer tipo de acidente. Um caso bastante conhecido foi o de um noivo na Ilha do Governador que na festa de seu casamento, levava um copo de vidro no bolso, e ao cair de um escorregão, caiu em cima do copo e foi atingido em cheio, sendo alvo a veia femoral, na parte da virilha, onde a veia é mais sensível. Ele morreu logo em seguida.


  Para socorrer uma pessoa nesse estado somente um profissional bem preparado e em cerca de meia hora até chegar a um hospital e ser submetido a uma cirurgia de urgência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.