quarta-feira, 8 de julho de 2015

Entidade associativa do Vale consegue poços para comunidades rurais, e tem mais novidade

Por Delcides Brasileiro/Folha do Vale - Uma associação comunitária criada recentemente em Boa Ventura vem dando demonstração de força e sensibilidade para com os problemas hídricos enfrentados pela população regional, sobretudo neste momento em que a região vivencia quatro anos consecutivos de estiagem. Fundada no dia 9 de maio passado, a ADVAPI (Associação de Desenvolvimento do Vale do Piancó) já conseguiu junto ao Governo do Estado 24 poços artesianos para a zona rural de Boa Ventura, Itaporanga, São José de Caiana, Diamante e Conceição, dos quais já foram perfurados 14. 
                Imediatamente após as manifestações ocorridas recentemente em Boa Ventura, quando o povo gritou em via pública por água, a ADVAPI teve um projeto aprovado na Secretaria de Recursos Hídricos do estado, para a perfuração de quatro poços artesianos em pontos críticos da zona urbana. Junto com os poços, foram aprovados também seis caixas para o armazenamento da água que será distribuída aos moradores.
                 “O senhor João Azevedo, secretário de Recursos Hídricos, já nos garantiu esse grande beneficio, através de um projeto elaborado e enviado pela nossa associação. Já estamos no aguardo de um geólogo, que vai chegar a Boa Ventura para estudar o solo e definir o local de perfuração dos poços”, afirma Cícero de Freitas Gomes, presidente da ADVAPI.
                 Ele afirmou que esses benefícios estão aparecendo graças à união dos associados e, sobretudo, pelo apoio do deputado federal Luiz Couto, bem como de órgãos competentes do Governo do Estado, a exemplo da Secretaria de Recursos Hídricos e da Secretaria de Agricultura Familiar. O objetivo da ADVAPI, segundo Cícero de Freitas Gomes, é ajudar o homem do campo de todo o Vale, criando alternativas de sustentabilidade. “Nós também temos uma escolinha de futebol, com mais de duzentas crianças matriculadas, e que tem como meta principal dar recreação à garotada, tirando alguns deles dos vícios e promovendo momentos de lazer e esporte”, disse.
                 O presidente afirmou ainda que a entidade não tem fins lucrativos e nem políticos, e que a implantação da ADVAPI é uma resposta imediata a alguns problemas vivenciados pela região, principalmente com relação à falta de água e de apoio às famílias pobres. A entidade já nasceu prestigiada, pois no evento de sua fundação várias autoridades estiveram presentes, a exemplo do secretário de Agricultura Familiar, Lenildo Morais, advogados do gabinete de Luiz Couto e representantes do Banco do Nordeste, que, na oportunidade, fizeram a doação de 15 caixas de apicultura para agricultores associados que trabalham no segmento de agricultura familiar. Foto: presidente da entidade (de azul) durante encontro por obras hídricas para a região.

                Folha Empresa. Direito Reservado. Proibida reprodução total ou parcial deste texto e imagem. Infratores sujeitos a penalidades cíveis e criminais

Folhadovali

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.