quarta-feira, 15 de maio de 2013

A arte de fazer um landuá


    Certas tradições estão se acabando com o tempo, mesmo no interior. Mas algumas pessoas ainda insistem em preservar suas raízes, como é o caso de Delsuite Madalena, que fabrica landuá, de forma artesanal.
     A peça é feita de cordas e de um aro de bicicleta, e é utilizada por pescadores, sobretudo quando acontecem as cheias do rio, onde os peixes ficam presos nos poços e barreiros, virando presa fácil para quem pesca.
       Parece fácil, então, fazer uma né, seu Delzuite? Pergunto. E a resposta não demora: “Tendo o manejo e o jeito, além da paciência de espera dois dias para terminar o landuá, e ainda o resultado sendo positivo quando for pescar aí tudo bem”, explica ele.
     A arte de confeccionar a peça vem de seu pai, o seu Francisco Madalena da Silva, que ensinou a ele quando ainda era menino, há mais de 40 anos.  Atualmente, a procura pelo landuá tem sido pouca, mas Almeida, proprietário de uma casa de construção na cidade de Boa Ventura, encomenda de vez em quando às peças, quem sempre é feita com cordas coloridas, provocando um efeito para chamar mais a atenção de quem procura pela peça.
     Indagado se algum dos filhos sabe fazer o landuá, Delzuite responde que não, e que a tradição dessa arte de fazer o landuá de pai para filho vai morrer nele, já que os filhos não têm interesse, e que o mundo hoje é outro. ‘ Pescar eles sabem, mas fazer o landuá, não”, diz.

Um comentário:

  1. É interessante e além do mais, reporta-nos aos nossos ancestrais,

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario.