domingo, 20 de abril de 2014

Paula Cordeiro em seu dia de festa


Quem está completando mais um ano de vida neste domingo, 20, em Boa Ventura, é dona Paula Franssinete Cordeiro Pinto, ou como é carinhosamente chamada Paula de Pedro Pinto. O esposo, filhos, familiares e amigos celebram os 80 anos de vida de dona Paula com muita alegria e agradecendo a Deus pelos bem vividos anos de vida dela, através da celebração de uma missa em ação de graças, a partir das 20 horas, no ginásio de esportes O Arrudão. Depois, haverá uma confraternização entre os presentes.

Dona Paula é uma pessoa especial na comunidade. Ela foi a primeira professora nomeada para a Escola Estadual João Cavalcanti Sula, depois que concluiu no ano de 1954, o curso do magistério, na cidade de Flores, Pernambuco. Foi também primeira-dama do município por duas vezes, ajudando seu esposo, Pedro Pinto, nas obras sociais da época e em muitas atividades peculiares a função de esposa de prefeito, sem receber por isso nenhuma espécie de salário.

Filha única do senhor Manoel Cordeiro e da professora Adalgisa Cordeiro Guedes, dona Paula tem um talento nato para a pintura, chegando, inclusive, a pintar vários quadros que retratam á natureza sertaneja. Anos atrás, montou uma exposição na cidade somente com obras de arte de sua autoria.

Paula e Pedro Pinto se casaram no ano de 1951 e tiveram dez filhos, e alguns destes faleceram prematuramente, tendo atualmente em sua companhia quatro filhos, uma mulher e três homens. Católica fervorosa, Paula é a responsável pela novena do Menino Jesus de Praga, que acontece todo o dia 25 de cada mês, e que reúne muitos devotos.

A promessa foi feita por sua mãe, quando Paula ainda era pequena, e estava enferma. Alcançada a graça, a professora Adalgisa organizou a novena até véspera de sua morte na década de oitenta, depois, Paula tomou de conta e continua firme na coordenação do evento religioso, mas espera e acredita que no futuro algum familiar seu continue com essa tradição de fé, em agradecimento ao santo, através de uma graça alcançada.

Outra atividade religiosa que dona Paula Cordeiro faz questão de enaltecer são os seus mais de cinquenta anos de participante do Apostolado da Oração. Ela tem um diploma do Apostolado entregue pelas mãos do  então bispo de Cajazeiras, Dom Zacarias Rolim, há alguns anos em uma celebração especial do Apostolado da Paróquia local, ocorrido em Boa Ventura.

Mas a lapinha é algo especial para dona Paula Cordeiro. É uma arte, que nasceu através de sua mãe e que, depois do falecimento de sua genitora, ela a abraçou com amor e dedicação, confeccionando todos os anos a gruta do menino Jesus em um local determinado na igreja, sendo ponto importante para a reflexão do nascimento de Cristo, com os seus pais, os reis magos e alguns animais, numa bela exposição que encanta a todos. Coordenou também por muito tempo as famosas danças do pastoril, formada por adolescentes da cidade, que se apresentavam em festas religiosas.

O blog aproveita a oportunidade e deseja a dona Paula Cordeiro muitas felicidades e, em nome dos boaventurenses, agradece a ela tudo o que a mesma fez em prol da comunidade. Que a data se repita por muitos anos e que dona Paula continue firme no propósito de servir a todos e à igreja que há tantos anos lhe serve como espaço de oração a Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.