sábado, 19 de abril de 2014

A velha piscina do Clube Atlético e o medo da dengue

Piscina desativa é foco de mosquitos causador de dengue
Num passado não muito remoto a piscina do Clube Atlético Boaventurense chamava a atenção da sociedade local, por ser um local onde famílias inteiras curtiam um dia de lazer e onde os sócios se refrescavam do intenso calor do sertão. Hoje em dia tudo mudou. A piscina virou caso de saúde pública.

Desativada há vários anos, a velha piscina acumula água da chuva e é um foco do mosquito Aedes Aegypt, mosquito causador da dengue. O problema não pára por aí: moradores que residem por perto estão preocupados e imploram as autoridades competentes que tomem as medidas cabíveis, para que não sejam acometidos por essa enfermidade, que na sua forma mais grave pode levar o ser humano à morte.

Velho salão de festa do Atlético
“Sabemos que os agentes epidemiológicos jogam, de tempos em tempos, remédios na velha piscina, mas isso não resolve. Pode até matar alguns focos, mas não resolve de jeito nenhum o problema. Queremos uma ação mais eficaz e urgente, antes que seja tarde demais”, afirmou um morador da área.

Já outro morador foi mais contundente: “Eu te digo uma coisa, se não tomarem providencias com essa piscina, vamos juntar várias pessoas daqui e vamos fazer uma denuncia ao Ministério Público, para que a justiça interdite não somente a piscina, mas também o clube, que também é um foco de tudo que não presta, como cobras, mato cobrindo o piso e o teto e a qualquer hora poderá cair”.

O Clube Atlético Boaventurense é uma entidade recreativa e que pertence aos seus sócios, que são pessoas que residem em Boa Ventura e em outros lugares. Fundado no inicio da década de 80, já foi palco de grandes e tradicionais festas, que reunião multidões e bandas famosas que cantavam em seu palco.

O mosquito causador da dengue é perigoso e pode causar morte
A piscina é mais recente e Foi construída com o objetivo de reativar o clube e voltar aos velhos tempos, no entanto, os próprios sócios não conseguiram ir adiante com a intenção, e aos poucos, foi abandonada e se encontra desativada, dando morada ao mato, as sapos e ao mosquito da dengue, de acordo com alguns agentes epidemiológicos, que já mostraram larvas do mosquito aos moradores, inclusive advertido a todos para o perigo eminente. Quase todos os moradores já contraíram a doença.

Uma das soluções à vista, para os moradores, para chegar ao fim desse dilema, antes que a justiça entre no caso, é cobrir de areia a piscina, enterrando de vez o local e que um dia foi espaço de lazer e divertimento da sociedade local. Agindo assim, nunca vai apagar de vez as boas lembranças da velha piscina, mas também chega ao fim um problema de saúde pública, motivo de preocupação de moradores que a toda hora teme ficar enferma. " Já que o clube é de todo mundo e ao mesmo tempo não é de ninguém, as autoridades precisam tomar as medidas urgentes ou então a justiça", desabafou um morador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.