segunda-feira, 10 de março de 2014

Boa Ventura: palco de histórias marcantes

Nesta próxima sexta-feira, dia 14, a senhora Antônia Barreiro de Lacerda, carinhosamente chamada por todos de madrinha, completará cem anos de vida. Estive em sua residência e conversei um pouco com ela, que apesar da idade bastante avançada ainda continua lúcida e atenta a tudo em sua volta.

Com a televisão ligada na missa, madrinha divide o olhar com a tela e comigo. Instante depois, tendo Terminada a programação religiosa na TV, fica escutando atentamente a minha conversa com o seu Sebastião Lôlo, irmão dela, e que nos acompanha nessa visita.

Ele conta que madrinha nunca quis se casar e preferiu cuidar dos irmãos e os pais, além de zelar muito bem pelos muitos sobrinhos, já que era uma das irmãs mais velhas da família. “Ela foi uma mãe pra todos nós”, conta o irmão.

Ela nasceu no sitio Várzea do algodão, município de Curral Velho, e tinha 14 irmãos, só restando cinco. “Minha irmã morou quase toda sua vida no sitio e sempre foi uma pessoa boa e de grande coração, por isso muita gente tem muito respeito e carinho por ela”, disse seu Sebastião.

E para festejar a data de uma pessoa tão amada pela família e amigos, uma missa de ação de graças já foi marcada para sexta-feira, às cinco horas da tarde, que contará com muitos parentes e amigos dela. 

Católica fervorosa, madrinha, que assiste todas as missas de sua calçada, que fica ao lado da igreja, não poderia receber presente melhor do que uma homenagem na casa santa, ladeada de pessoas queridas em sua volta agradecendo a Deus pelo seu centenário.

Mas essa história de madrinha, não poderia acabai por aí, sem antes fazer menção à outra história bonita e de vitória. Não poderíamos perder a oportunidade e conversar com seu Sebastião sobre sua história de vida ao lado de dona Salomé, uma das mais aplicadas e antigas professoras do município de Boa Ventura.


Bastante simpático e atencioso ele começou a discorrer um pouco de tudo que viveu nesses últimos 87 anos de vida, sobretudo alguns ao lado de sua companheira, a professora Salomé, que, antes de se casar com ele, foi freira nos conventos de Cajazeiras e Princesa Isabel, sertão paraibano.

De tudo ele falou um pouco, até mesmo do coronel Zuza Lacerda, primo de seu pai. Falou das secas, das enchentes, das muitas histórias desse sertão, sobretudo do Vale do Piancó. Com uma memória privilegiada, seu Sebastião também fala de política, e lembra que nestas próximas eleições o povo precisa votar em candidatos sérios e honestos.

Também nascido no sitio Várzea do algodão, Sebastião viveu da roça por muito tempo, e ao lado de Salomé, criou a família de oito filhos, sendo quatro homens e quatro mulheres. Por causa do oficio da esposa e da educação dos filhos, morou em Itaporanga, João Pessoa e há muitos anos mora em Boa Ventura.

Com 85 anos de idade, dona Salomé também é uma católica fervorosa, e sempre estar em seu terraço assistindo atentamente as missas. Ela ensinou toda uma geração de estudantes na escola João Cavalcanti Sula, sendo lembrada ainda hoje por muitos dos seus ex-alunos. O blog terá sempre espaço para esses exemplos de vida, assim como madrinha, seu Sebastião, dona Salomé, e tantas outras pessoas da comunidade, que transmitem sabedoria e exemplos de simplicidade e integridade moral e cristã.
Bolo nos 99 anos de vida de madrinha com a presença dos três





Delcides Brasileiro





4 comentários:

  1. Na próxima sexta, dia 14, estaremos comemorando os 100 anos da nossa querida "Madrinha-Toinha". Nossa família está em festa. Será uma noite de muita alegria e com toda a família reunida.

    ResponderExcluir
  2. Vamos lançar a semente com alegria e amor nessa gloriosa seara do nosso amado senhor.
    Existem realmente sentimentos raros e especiais que fazem tudo à nossa volta valer a pena.
    À você tia querida quero que muitas glórias e louvores te cubram de bênçãos, é algo sublime que é capaz de tocar fundo em nossos corações, em nossas lembranças mais doces.
    Tenho muito para agradecer ao Senhor por ter me colocado em uma família honrada e digna que me trans formou em uma pessoa também cheia de graça.
    O que conta é a intensidade e o valor da amizade e da sinceridade de que guardamos em nosso coração.
    Nunca se esquecemos os grandes momentos que vivemos ao lado de pessoas especiais.
    O tempo não apaga seu valor e a distancia não separa seus laços, gostar de uma pessoa como você é ter no companheirismo, na fraternidade de todas as horas, é saber que jamais estaremos sós e que sempre poderemos contar com as mãos estendidas para o carinho e para a ajuda com as bênçãos de Jesus.
    Por isso quero registrar nessas palavras que saem do meu coração, todo carinho, pois santa é a palavra de Deus e quem com amor semeá-la premio terá no céu.
    Feliz Aniversário Tia
    que o senhor te recompense pelos teus feitos. Madrinha te amo muito como queria está ai presente de corpo e alma para te dar aquele abraço mas saiba que estou em pensamento e coração...Parabénsss...São os sincero votos de todos os seus sobrinhos Joana, Cauby, Cicero e família, Antonino e família , Solange e família e seu irmão que te ama muito Antenor e sua cunhada Maria.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario.