segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Precisamos de uma adutora já

Resultado de imagem para imagem do rio piancó delcides.com
O nosso rio Piancó está praticamente seco, mas também é verdade que essas águas desse nosso manancial estão comprometidas. Na passagem por Boa Ventura, o rio recebe certa quantia de água vinda da barragem de Bruscas, em Curral Velho, o que para nós, é uma dádiva. Essas águas de Bruscas garantem o nosso abastecimento e nos deixam de certa forma tranquilos, pelo menos por algum tempo.

Menos mal contar com essas águas, mas é preocupante a qualidade da água que consumimos. Animais mortos, lixo e esgoto correndo pelo leito do rio são constantes, prejudicando, de certa forma, a saúde da população, que paga caro por esse liquido consumido.

A priori, talvez essa sujeira na água que corre rio abaixo, não seja tão nefasta assim, mas é certo que, ao passar do tempo, as consequências serão visíveis e doloridas. Aliás, talvez muitas doenças que afetam pessoas da nossa comunidade nos dias de hoje sejam de certa forma consequências das impurezas das águas consumidas por tantos anos.

Água suja consumida por muitos anos sem um tratamento adequando é o que temos a disposição. Sim, pois colocar cloro e outro produto químico nas máquinas antigas da Cagepa, e depois essas mesmas águas passar por tubulações antigas até chegar às casas da população, não nos dar garantia de água de qualidade, pelo contrário.

O Governo do Estado presenteou e fez jus a saúde da população de algumas cidades do sertão, aqui mesmo no Vale do Piancó, implantando adutoras, para tratar a água e garantir saúde a essa gente. Cidades pequenas como Igaracy e Santana de Mangueira, por exemplo, e que ficam perto de nós, foram agraciadas com tais benefícios.

E Boa Ventura, que consome águas impuras, também precisa de uma adutora urgentemente. Precisamos e temos direito a uma água de qualidade. Crianças e idosos, sobretudo, não podem mais sofrer com os males advindos dessas águas consumidas, sem falar no restante da população.

Nesse tempo de seca, nossa preocupação é temos água, mas também é preciso salientar que é preciso termos água de qualidade, e não sujeira em nossas torneiras, até porque pagamos por essa água, e pagamos caro.

Que nossas autoridades se preocupem para trazer água para o povo, mas que lutem para que essa água seja de qualidade, garantindo, assim, mais saúde e menos gasto com o dinheiro público em saúde. Fica aqui esse nosso apelo, e que as pessoas tomem consciência de lutar por seus direitos, fazendo também a sua parte, que é de cobrar e ao mesmo tempo não poluir as águas.


Um comentário:

  1. Torna-se imprescindível que as autoridades, sobretudo, as que representam a nossa região, cobre tais medidas ao Sr. Governador. É inadmissível que tenhamos que consumir uma água de péssima qualidade e que a CAGEPA, se quer, execute um tratamento digno.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario.