No desempenho por região do país, os alunos do Sudeste fizeram 447 pontos, seguido por Centro-Oeste (441), Sul (435), Nordeste (393) e Norte (383).
Para chegar a esse resultado, a avaliação incluiu perguntas em que o aluno tinha de, hipoteticamente, manusear um aparelho de MP3 player e, ainda, comprar bilhetes em uma estação de trem em uma máquina.
Em uma das perguntas, por exemplo, o estudante devia selecionar no MP3 o estilo rock, no volume 4, usando poucos cliques e sem nenhum botão "reset" (reiniciar).
As habilidades não cognitivas – ligadas a características como autonomia, raciocínio crítico, liderança, facilidade de relacionamento e tolerância, entre outras – foram testadas pela primeira vez no Pisa, que é um exame reconhecido mundialmente por avaliar o desempenho de estudantes em matemática, ciências e leitura. A prova é aplicada a cada três anos em alunos que concluem o ciclo básico de ensino.
O último resultado do exame foi divulgado em dezembro. Nas três disciplinas, o Brasil teve desempenho baixo entre os países da OCDE. Em matemática, ficou em 58° lugar (foram 65 nações analisadas); em leitura, alcançou a 55ª posição; e em ciências, a 59ª.
Veja abaixo o ranking completo do Pisa: 1º) Cingapura - 562 pontos 2º) Coreia do Sul - 561 3º) Japão - 552 4º) China/Macau - 540 5º) China/Hong Kong - 540 6º) China/Xangai - 536 7º) China/Taipé - 534 8º) Canadá - 526 9º) Austrália - 523 10º) Finlândia - 523 ... 38º) Brasil - 428 39º) Malásia - 422 40º) Emirados Árabes - 411 41º) Montenegro - 407 42º) Uruguai - 403 43º) Bulgária - 402 44º) Colômbia - 399
g1
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