Na tarde de ontem, 10, um caminhão baú do pequeno, a serviço do Governo do Estado, como mostra as imagens, deixou vários equipamentos, inclusive baldes de tintas, no Grupo Escolar João Cavalcanti Sula. Lá dentro algumas professoras e a diretora do estabelecimento escolar receberam o material.
Soube, minutos depois, do que se tratava porque uma professora da escola contou-me. Ela disse que a reforma do Grupo Escolar iria começar e aquele descarregamento se tratava de material para dar inicio a obra. Disse-me também que estar para chegar outro caminhão com mais material.
Fiquei feliz com aquela conversa, afinal de contas teríamos o Velho Sula reformado e os alunos de volta à escola. No entanto, algo me deixou com uma pulga atrás da orelha. Ora, o governador Ricardo Coutinho esteve em Itaporanga, semana passada, anunciando várias obras para a região, e eu não ouvi ninguém comentar que ele teria anunciado uma reforma para o Velho Sula.
Depois, uma reforma, implica em uma série de mudanças na própria escola, que está desativada há algum tempo, por exemplo: análise de engenheiros, laudo técnicos, movimentação de equipamentos de segurança, afinal de contas numa reforma em uma escola grande como o Velho Sula é preciso ter uma grande movimentação.
Mas, tudo bem. Faz de conta que eu deixo estas análises pessoais de lado, e trato de outro aspecto da história do Velho Sula. Eu sempre fui a favor de uma ampla e moderna reforma no grupo em evidencia. Desde quando existia o jornal impresso folha do vali, há mais de dez anos, quando eu publicava apelos nesse sentido.
No entanto, com a vinda do secretario do PAC, na Paraíba, o senhor Ricardo Barbosa ao Velho Sula, e uma equipe de engenheiros, afirmando que o grupo não tinha condições de funcionar mais pois estava comprometido e que o governo iria demolir e construir no local uma escola modelo, com modernas estruturas, eu mudei de ideia, e acreditei no secretário, assim como a grande maioria do povo de Boa Ventura.
Diante da resistência de algumas pessoas em não aceitar a demolição, e sabendo que corríamos contra o tempo, pois o a informação era que, se Boa Ventura, não quisesse a nova escola, ela iria para outro município, fizemos uma intensa movimentação pelas ruas da cidade e realizamos um abaixo-assinado contendo mais de 600 assinaturas de moradores, pedindo a nova escola.
Pois bem, passado todo esse tempo, e lá se vão mais de um ano, a escola continua do mesmo jeito e a escola modelo ainda hoje não apareceu por essas bandas. E agora, vem essa informação dessa reforma. Por isso que fiquei feliz porque, é melhor a escola ter um novo visual do que ver todo o dia o Velho Sula se destruindo aos poucos. E mais: com os alunos voltando às aulas.
Esperamos, no entanto, que seja de fato uma ampla e moderna reforma, para que todos possam ter segurança e comodidade na escola, além de um lugar limpo e agradável.
Delcides Brasileiro
Essa notícia me enche de alegria, finalmente o bom senso imperou! Vamos continuar a luta pela construção da escola nova modelo padrão. Avante!
ResponderExcluir