Os alunos da professora Anagélica Soares, do segundo ano do ensino médio, da Escola Estadual Emília Diniz Alvarenga, em Boa Ventura, tiveram uma aula especial na tarde desta quarta-feira, 02 de abril. Eles estiveram no local onde a água da Cagepa é tratada e distribuída para a população local.
Acompanhados do funcionário da empresa, Carlinhos Lacerda, os alunos conheceram de perto como funciona o mecanismo de tratamento da água consumida pelos habitantes da cidade. Ele informou que existem três poços e que existe um tratamento especial para que a água tenha qualidade quando chega nas torneiras dos consumidores.
Em Boa Ventura, o processo de tratamento é simples: a água é puxada do rio por motores e passa pelo tratamento químico envolvendo dois tipos de produtos, um que tem a função de fazer uma limpeza nas tubulações e outro, que é o cloro, que tem a finalidade de tirar as impurezas da água que vai ser consumida.
Os alunos ficaram sabendo que os funcionários da Cagepa a cada duas horas verificam a qualidade da água através de um equipamento especifico e que existe um controle de qualidade. No entanto, de acordo com Carlinhos o ideal seria que a cidade contasse com uma estação de tratamento de água potável, para que outras etapas da qualidade da água sofressem um maior controle.
Atentos e fazendo anotações, os alunos observavam tudo ao redor e faziam questionamentos a professora e ao funcionário da Cagepa, tirando dúvidas e mostrando interesse no assunto. Na oportunidade, foi acertado que eles encabeçarão um abaixo-assinado da comunidade, solicitando ao Estado uma estação de tratamento de água, e que será entregue no Orçamento Democrático, evento do Governo do Estado que vai acontecer no final de semana na cidade de Itaporanga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentario.