segunda-feira, 12 de agosto de 2013

" Delcides, cuidado com o que tu escreves, viu?", esta foi a intimidação feita ao jornalista pela diretora do grupo João Cavalcanti Sula


   Ao tomar conhecimento de que uma equipe da Suplan se encontrava no grupo João Cavalcanti Sula, agora á tarde, 12, este editor, que mora em frente à unidade escolar, procurou manter contatos com essa equipe, que de pronto foi gentil e atenciosa para com o editor.
   No entanto, para surpresa desde editor, logo na entrada da escola, a diretora Janaina Alvarenga foi logo avisando: “Delcides, cuidado com o que tu escreves, para não criar movimento, dizendo que a escola vai ser demolida”.
   Confesso que fiquei surpreso, mas logo fui lhe respondendo: “Cuidado? Ora, se tu estás tão sentida, procuras a Justiça, e aciona o Secretario de Obras do PAC, Ricardo Barbosa, porque quem falou isso foi ele, e eu tão somente publiquei. E falou na presença de funcionários desta escola”.
   Dei a resposta e segui o pessoal da Suplan pelos corredores da escola, e também aproveitei a oportunidade e disse para todos os presentes: “ Ninguém vai me proibir de publicar os fatos desta escola e nem de Boa Ventura, porque sou da imprensa, e a liberdade de expressão é garantida”.
    Acompanhei uma parte do levantamento e fui-me embora, com os dados em mãos. Sou formado pela Universidade Federal da Paraíba, em jornalismo, e atuo na área há mais de dez anos. E desde que moro em Boa Ventura, tenho procurado divulgar o município em todos os seus aspectos, e talvez nem um filho desta terra, por mais que a ame, tenha divulgado Boa Ventura como eu.
    Aliás, modesta parte, foi através dos meus escritos, que a situação do grupo foi mostrada para toda a Paraíba, e a sua repercussão chegou ao ponto do próprio Secretario do Estado visitar a escola.
Pois bem, durante todo esse tempo é a primeira vez que sou interrogado desta forma. E digo mais: A diretora não leu a matéria ou se leu não entendeu o texto. Eu não disse que a escola iria ser demolida, apenas escrevi o que Ricardo Barbosa disse.
    Por que tenho consciência do meu oficio e de minhas responsabilidades. A função de jornalista é minha enquanto vida terei, e não passageira, como algumas funções existentes, como exemplo alguns cargos comissionados no estado.
    E outra: Se a diretora está tão sentida pelo debate causado pela matéria, acho um tanto melindroso para ela, porque se o Governo do Estado decidir pela demolição, ela terá que defender essa ação, já que o cargo dela é de confiança.
   Não sou criança e nem irresponsável para publicar fatos inexistentes. Se o nosso blog começa a incomodar é sinal de que estamos na linha certa do jornalismo. No dia em que a democracia e o direito ao contraditório estiverem incomodando é porque tudo está andando nos trilhos certos, e este é o meu dever de cidadão, que ama muito esta terra, e também de profissional sério e comprometido com a justiça, não importando incomodar quem se acha que está acima de todos.





5 comentários:

  1. Fico feliz com o que está acontecendo, pois foi através deste blog, que tomamos conhecimento do que disse o tal secretário do pac.
    A escola chegou a este ponto, porque todos os seus administradores foram conivente com a situação, porém nós outros cidadãos temos o direito e o dever de expressarmos nossas opiniões e exigir que a população de nossa cidade seja ouvida, pois não é a avaliação unilateral de uns poucos técnicos, que poderá fazer com que percamos um patrimônio cultural de nossa cidade.
    Continuo apelando, para os filhos de Boa Ventura, que moram aí e os que estão fora a se organizarem em defesa do JOÃO CAVALCANTI SULA.
    Parabenizo pela sua postura em defesa de uma imprensa livre e imparcial para que todos os interessados no assunto possam, através do blog se expressar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com as palavras do jornalistas Delcides...
    Parabéns pela sua atitude.

    ResponderExcluir
  3. delcides vc como sempre estar de parabéns,admiro muito sua coragem e determinação.....precisamos como sempre de pessoas como vc..boa noite

    ResponderExcluir
  4. DELCIDES BRASILEIRO,CONTINUE SEMPRE ASSIM, COM ETICA E DETERMINAÇÃO...
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Delcides Brasileiro, admiro sua forma de trabalhar sem medo de enfrentar quem quer que seja. Nunca deixe que alguém tente te calar, esses tipos de intimidações é sinal que seu trabalho está sendo bem feito e incomodando quem é contra a prosperidade.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario.