terça-feira, 4 de junho de 2013

A festa de São João da rua e do clube

Praça Central da cidade: palco dos melhores eventos
     Não faz muito tempo que a tradicional festa de São João em Boa Ventura começava em praça pública e terminava no clube atlético boaventurense. Das seis às onze horas da noite a festa era para todos, e a partir das onze horas, o evento junino era particular, só participava quem tivesse dinheiro para pagar o ingresso. Quem não ia para o clube, ou voltava cedo para casa ou ficava nas barracas de palhas bebendo ou conversando.
    Era um tempo deferente e de certa forma discriminatória, embora muita gente gostasse da troca de palcos. No entanto, gostava quem tinha dinheiro para entrar no clube. De certa forma, existia um acordo entre a gestão municipal e os sócios proprietários do sodalício para que essas festas acontecessem dessa forma.
    Eu ainda alcancei esse tempo quando por aqui cheguei. E observava uma tristeza no povão, sobretudo a juventude pobre, dos sítios e das casas mais afastadas do centro da cidade, pela festa ter que terminar tão cedo para eles.
    Mas, com os novos tempos e as novas responsabilidades dos gestores públicos, além da consciência da população sobre seus direitos, as festas promovidas com o dinheiro público começam na praça e terminam por lá mesmo, bem como, precisam ser transparentes e não misturadas com o privado.
    Novos ritmos musicais, embora prevaleça o forró, novas danças, novos tipos de bebidas, novos jeitos de conquistas amorosas, novos encontros, mas aqui em Boa Ventura o palco dos grandes eventos continua sendo o mesmo: Largo da Concórdia, onde os embalos e a alegria do povo se encontram, principalmente nas festas juninas, a melhor do Vale do Piancó, na modesta opinião deste blog.

   Não sei se é coincidência ou não, mas o editor deste blog pisou em Boa Ventura pela primeira vez num dia 23 de junho, dia de São João, onde uma grande festa rolava na praça, e talvez por isso, tenha certa autoridade de falar tanto desse aspecto junino, no outro dia foi beber água do rio e aí, o resto da história, bem ...estou aqui até hoje.

Velha casa onde os artistas descansavam após os shows

No clube vinha quem podia. A festa era depois das onze

Um comentário:

  1. Decides meu amigo concordo em parte com vç porem nessa época não se via crianças ate tarde da noite vendo de tudo como se ver hoje crianças fumando bebendo namorando sozinha na festa ,na época do clube criança não entrave porque os seguranças não permitia,acho as festas de rua legal porem a lei deveria coloca essas crianças para casa antes da meia noite ,onde esta o conselho tutela e o estatuto da criança....

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario.