quinta-feira, 23 de maio de 2013

Trechos do livro " Epopeia de uma época", do professor Geraldo Mendes

    O ano de 1879 chegava ao povoado São Boa Ventura, José Cavalcanti Estrela de Lacerda, que acompanhado de uma boiada, logo se instalou no lugar. A referida boiada vinda do Ceará fora vendida e deveria se entregue a dona Dondon, viúva do Coronel Cavalcanti, que morava na fazenda São Boa Ventura.
   Necessitadas dos serviços de um capataz, o jovem cearense, bom vaqueiro que era, fora imediatamente contratado para os serviços da fazenda. Homem galanteador e muito esperto, serenamente conquista o coração da menina moça Joaninha, única filha de dona Dondon, casando-se o mais depressa possível.
    Era tudo o que desejava, pois a velha senhora era dona de muitas terras, as quais se estendiam desde as margens do rio Piancó, até o riacho Brusco, próximo ao estado de Pernambuco. Com o domínio de todas aquelas terras, o agora fazendeiro José Furtado teta construir e expandir seu território a partir da fazenda Curral Velho.
    Homem de temperamento forte, desbravador de terras, logo passou a ser temido por todos da vizinhança. Com grande astucia começou a comandar toda a região, passando a se chamar coronel Zuza Lacerda.
    Próximo a fazenda Curral Velho estava o povoado de São Boa Ventura, de onde o coronel quase em absoluto todas as terras. O comercio do lugar já era bastante conhecido. Distante apenas seis quilômetros estavam o povoado de Paulo Mendes ( Diamante), que também mostrava o seu alto grau para o desenvolvimento do comercio. Os grandes comerciantes que figuravam o povoado eram: Posidônio José da Costa, Abílio Servulo de Sousa e Gervásio de Sá Pegado.
   Ora, o coronel ao perceber o acentuado desenvolvimento econômico do povoado vizinho, logo tentou impedir seu crescimento, uma vez que representava para o comercio de São Boa Ventura um prejuízo.
Com efeito, para dar uma solução ao que para o coronel representava um problema, mandou um deselegante recado aos três responsáveis pelo desenvolvimento de Paulo Mendes... “que se retirem do povoado, se não mandarei matá-los”. Surpresos com as ameaças do temido coronel Zuza Lacerda, dono daquelas terras, os bons homens da pequena comuna enviaram a resposta pelo mesmo portador: “Fale para o Zuza Lacerda que desejamos ter uma conversa pessoalmente”. Não demorou muito e no dia seguinte o coronel Zuza veio para o povoado, acompanhado de seus capangas, todos fortemente armados, para terá a conversa proposta pelos três senhores do lugar.

   Depois de muito conversar, ficou acordado o seguinte: que os três grandes comerciantes transferissem suas atividades para São Boa Ventura principalmente a beneficiadora de algodão de Gervásio de Sá Pegado, exigência que terminou não acontecendo... AGUARDEM A CONTINUAÇÃO.

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria, quero saber a continuação, gostei muito

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario.