sábado, 16 de março de 2013

Experiência de vida

 

         Uma das pessoas mais idosas, se não a mais experiente de vida, de Boa Ventura, está prestes a completar cem anos de existência  no mês de maio vindouro. O nome dela é Luiza Pereira da Silva, nasceu no sítio Tamanduá, no dia 14 do mês de maio do ano de 1913.

          Morando na rua coronel Zuza Lacerda, com seus familiares, dona Luiza ainda é consciente, se alimenta bem e fala normalmente, embora tenha momentos de falha na memória. “Em certas horas, ela começa a chamar muito pela sua mãe. É como se estivesse vivendo no passado”, narra Lucinha Dias, uma das tantas netas que ela tem.

              Ela casou muito jovem e teve dez filhos, raramente foi a um médico e dificilmente precisa ir a um posto de saúde. “Minha avó só usava remédio do mato, como ervas e raízes para curar suas doenças. De uns tempos para cá é que ela vem tomando os remédios da farmácia”, comenta Lucinha.

             A família conta que um dos episódios mais marcantes da vida de dona Luíza Foi quando ainda criança, sofreu uma pisa e ficou amarrada por horas por causa de um motivo banal. “Minha avó contava muito essa estória, como se fosse injustiçada por alguma coisa que não fez”, diz a neta.

             Outro fato triste que ocorreu em sua vida, ainda muito nova, foi quando seu pai abandonou a família e nunca enviou notícias. Lucinha disse que talvez seja por isso que hoje em dia sua avó não se lembre de chamar pelo seu genitor.

                    

Um comentário:

Deixe aqui seu comentario.