domingo, 30 de novembro de 2014

Parabéns, Boa Ventura !

     
       O município de Boa Ventura completa neste dia primeiro de dezembro de 2014, seus 53 anos de independência politica administrativa, ou seja, faz aniversário de emancipação politica. Antes de 1961, as terras de Boa Ventura pertenciam ao município de Itaporanga.

     Naquela época era apenas um pequeno distrito, que aos poucos, depois de emancipado, foi se desenvolvendo. Graças ao empenho daquela comunidade, ainda pequena, mas com determinação de caminhar com seus próprios pés, e tendo a frente alguns homens de fibra, como Pedro Arruda, Claudio Arruda, Jorge de Freitas, e tantos outros que lutaram por essa conquista, Boa Ventura deu conta do recado e hoje tem o seu desenvolvimento garantido na esfera estadual.

        A história cita alguns nomes que lutaram pela emancipação, mas aqui quero ressaltar a bravura de alguns ilustres filhos da terra que também colaboraram fazendo a demarcação das terras do Boa Ventura, tais como: Galego Ângelo, Sintonio Paulinho, Pedro Ramalho e o próprio Jorge de Freitas, que, em lombo de cavalos andaram muito e fizeram a demarcação do novo município, tendo sempre como referencia as águas.

        Tivemos como primeiro prefeito, Jorge de Freitas, nomeado interventor até que o próximo gestor fosse eleito por eleições livres e democráticas. Depois tivemos Claudio Arruda, escolhido pela população local. Também foram prefeitos durante este tempo: Antonio Alvarenga, por três mandatos; Pedro Pinto, dois mandatos; novamente Jorge de Freitas, eleito desta vez; Dudu Pinto, dois mandatos; Fábio Arruda, dois mandatos; Antonio Henriques; Mirabor Pinto, Paulo Abrantes, que foi interventor por um curto período de tempo; Miguelzinho e atualmente Leonice Lopes.

            Todos estes fizeram e continuam fazendo com que o município se desenvolva. Todos deram e continuam dando suas contas de trabalho para que este pedaço de chão sertanejo seja um recanto  acolhedor. Com um povo simples, de fé e trabalhador, Boa Ventura vai seguindo seu destino.

             E nesta data, filhos da terra e filhos ausentes, bem como aqueles que gostam destas terras e que labutam por aqui, homenageiam Boa Ventura desejando prosperidade e acima de tudo paz entre seus habitantes. E aqueles que um dia, no anonimato, ajudaram e ajudam com esta terra, nossas homenagens sinceras, e não é porque tenham seus nomes omitidos na história que deixaram de ficar registrado as vossas contribuições.

MAIS DADOS:








Boa Ventura, município no estado da Paraíba, (Brasil), localizado na microrregião de Itaporanga. De acordo com o IBGE, no ano de 2006 sua população era estimada em 7.045 habitantes. Área territorial de 132km².
Até o início da década de 1960, constituía distrito do município de Itaporanga, que, à época, chamava-se Misericórdia. O interventor, à ocasião de sua emancipação, foi Jorge de Freitas, primeiro Prefeito do novo município. Cláudio Cavalcanti de Arruda, comerciante, foi o primeiro prefeito eleito. A economia da cidade se baseia principalmente na agropecuária.
A origem do município remonta às terras pertencentes à Casa da Torre desde 1700. Em 1776, o Alferes Luís Pinto de Sousa estabeleceu-se na região, na Fazenda São Boaventura. Em 1887 iniciou-se a construção da Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, concluída em 1892. A capela impulsionou o povoamento do local.
Os pretéritos históricos do atual município de Boa Ventura, estão ligados a uma faixa de terra adquirida, na casa da torre na Bahia no ano de 1700. Passados por vários anos, a fazenda de São Boa Ventura, teve em 1776, o Alferes Luís Pinto de Souza e sua esposa, vindos de outras regiões, chegando aqui revelando-se como seus proprietários. Este casal no ano 1887, fez doação de um terreno a Nossa Senhora da Conceição, iniciando a construção da capela, a qual foi concluída em 1892. Já neste século desaparecia a velha imagem de sítio, surgindo nos arredores da capela um núcleo proporcional de pessoas. Esta localidade, começou a progredir, com o apoio dos grupos políticos. Destacando-se o Coronel Zuza Lacerda, pela sua luta contra os cangaceiros, mais tarde o Coronel Zuza Lacerda, sentindo-se desprestigiado pelo Governador José Peregrino de Araújo, com toda guarda preparou um movimento contra os Poderes Públicos Estaduais e Municipais, com objeto de conseguir a Independência do Estado de São Boa Ventura, criando a República da Estrela, durante 3 dias, o valor patriótico dos seus filhos exuberavam-se pela vontade de ver sua Pátria crescer melhorar, ser livre e independente.
Todos os Ministérios funcionaram, o que mais destacou foi o ministério de relações exteriores, que era ocupado por um filho desta terra Sr. Major Sula, ele era que mantinha contato com outros Países, para as soluções dos problemas. São Boa Ventura, foi fundada no dia 14 de Julho de 1832, pelo comandante FRANCISCO DINIZ DE LACERDA. Esta Vila ficava localizada na micro-região de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, a margem direita do Rio Piancó. Seus primeiros habitantes foram: MARIA BARAúNA, DONáRIA LEITE, PROFESSOR JUVINIANO GOMES, MONSENHOR GOMES, COMANDANTE FRANCISCO DINIZ DE LACERDA, CORONEL ZUZA LACERDA E CAPITãO MENDES. Numa luta incansável, o seu filho CLAúDIO CAVALCANTI DE ARRUDA, arregaçou as mangas e com seu braço forte, levantou o símbolo da fé, na ostentação da liberdade, com seu prestígio político consegui o Decreto Lei nº 2.605 de 01 de Dezembro de 1961, assinado pelo Governador na época, Dr. Pedro Moreno Gandim, conseguindo assim a Emancipação Política e Administrativa de São Boa Ventura, desligando-se de Itaporanga, a qual pertencia como Vila.
Gentílico: boa-venturense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Boa Ventura, pela lei municipal de 23-07-1901, subordinado ao município de Misericórdia.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito São Boa Ventura, figura no município de Misericórdia.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 1164, de 15-11-1938, o município de Misericórdia passou a denominar-se Itaporanga, passando o distrito de São Boa Ventura a pertencer ao município de Itaporanga.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Boa Ventura figura no município de Itaporanga.
Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o município de Itaporanga, passou a denominar-se Misericórdia.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de São Boa Ventura, figura no município de Misericórdia ex-Ipaporanga.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Boa Ventura, ex-São Boa Ventura, pela lei estadual nº 2605, de 01-12-1961, desmembrado de Itaporanga. Sede no atual distrito de Boa Ventura ex-São Boa Ventura. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1961.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital
São Boa Ventura para Boa Ventura constituído alterado, pela lei estadual nº 2605, de 01-12-1961.
Fonte: IBGE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.