quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Irrigantes do rio Piancó fazem cadastramento para ter acesso as águas e obedecer novas normas

Funcionaria da AESA, Sandra Moreno, atendendo irrigante
    Uma equipe de funcionários da Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) e da Agencia Nacional das Águas (ANA) estão na cidade de Boa Ventura, durante todo o dia de hoje, 15, fazendo um cadastramento de todos os proprietários de terra, que fazem irrigação as margens do rio Piancó.
    Eles se encontram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pretendem ficar o dia todo, para que nenhum irrigante fique sem fazer esse cadastro. De acordo com a funcionária da AESA, Sandra Moreno, que é da equipe de cadastro e mobilidade urbana do órgão, o objetivo do cadastro e fazer com que os irrigantes possam estar legalizados para ter acesso as águas do rio Piancó, que é um manancial federal.
     No entanto, o objetivo vai mais alem dessa legalização. Os irrigantes terão acesso às águas, mas de forma igualitária. “A partir deste cadastro, e os técnicos em mãos desses dados, cada irrigante vai ter acesso às águas, mas de forma justa e igualitária. O agricultor que tiver mais de um hectare de terra ao lado do rio vai receber o direito de irrigar suas terras na mesma quantidade de quem tem apenas um hectare”, explicou Sandra.
    Ela disse que o irrigante que não comparecer ao cadastramento vai ficar sem receber o documento chamado outorga que é a licença para fazer a irrigação e que vale também como documento para contrair empréstimo junto aos bancos.
Além de Sandra, a equipe é composta outros funcionários da AESA, que são: Célia Nóbrega e Magda Rangel; e pelos técnicos da ANA: Nildo Arruda e Eugenio Pachele.




Cadastramento de irrigantes do rio piancó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.