quarta-feira, 8 de maio de 2013

Animais, buracos e o mato: um perigo à vista


    A nossa principal via de acesso para outras cidades, no caso a PB 361, está praticamente abandonada pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER).  O acostamento coberto pelo mato, buracos pequenos e grandes e animais estão tomando de conta do asfalto, colocando em risco a vida de muita gente.
    Hoje, bem na minha frente, quando eu me dirigia para outra cidade, dois animais saíram de repente do mato, e por pouco não causaram um acidente com um veículo que passava na hora.
  Mais à frente, já próximo a Itaporanga, animais pastavam tranquilamente entre o acostamento e o asfalto, como se fosse um roçado de capim. O Governo do Estado  lançou recentemente uma campanha no sentido de os proprietários de animais tomarem responsabilidade e evitar que os bichos brutos invadam a estrada.
  Ora, isso é muito pouco. Sabemos que no Brasil as medidas tomadas pela consciência são raríssimas. A grande maioria das pessoas só anda pelos trilhos quando sabem que naquela hora o trem não passa, isto é, a grande maioria das pessoas só obedece às normas porque elas punem que as desobedecem.
  Então, esperar que proprietários de animais tomem consciência e evitem os bichos no asfalto é confiar demais acertar o buraco da agulha no escuro. Faltam ações concretas e com urgências, para sanar os problemas e assim, evitar que vidas humanas sejam ceifadas de forma irresponsável.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.