sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ação Social de Boa Ventura promove caminhada de advertência contra abusos sexuais infanto-juvenil


    A Secretaria de Ação Social do município de Boa Ventura, em parceria com as escolas do estado , município, particular e Conselho Tutelar, promoveu no dia de hoje, 17, logo pela manhã, uma caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade, como atividade da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, que é lembrado amanhã, dia 18, em todo o Brasil.
     O principal objetivo da caminhada aqui em Boa Ventura e em todos os recantos do país é informar a população e encorajar adolescentes e jovens, bem como crianças, a denunciarem quando estiverem passando por abuso ou exploração sexual.
      O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º encontro nesse sentido, e nesse evento ficou marcando aquela data como dia nacional de combate a exploração infanto-juvenil.
    Violência sexual é uma violação dos direitos sexuais, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou coerção, ao envolver crianças ou adolescentes, em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
     O abuso sexual e a exploração infantil são crimes e estão sujeitos a pena de 04 a 10 anos de reclusão, além de multa, segundo o Estatuto da Criança e Adolescente e está previsto no artigo 244-A.
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, alem de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.
     Fizeram parte da caminhada de hoje membros do CRAS, projovem, Peti, programas sociais ligados a pasta da Ação Social do município, além da Secretaria de Educação do Município, com a presença de alunos das escolas Anderson Henriques Chaves e Maria Barúna;  alunos da escola estadual Emilia Diniz Alvarenga; colégio Batista; e membros do Conselho Tutelar.
      A prefeitura municipal, através do prefeito Miguelzinho, deu todo o apoio para o sucesso do evento, que contou com o apoio da população, que das calçadas, estabelecimentos comercias, repartições públicas e populares faziam gestos de apoio a iniciativa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.