quinta-feira, 4 de abril de 2013

Alerta para a dengue



         
                 De 1º de janeiro a 30 de março, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou 2.289 casos suspeitos de dengue na Paraíba, com 631 já confirmados para dengue clássica e 129 casos descartados. Os dados constam do Boletim Epidemiológico de nº 5, segundo o qual foram registrados quatro casos de febre hemorrágica da dengue, 17 de dengue com complicações e dois de síndrome do choque da dengue já notificados, além de sete casos notificados como óbito, sendo que um foi descartado e quatro continuam sob investigação.
             Conforme o boletim divulgado nessa terça-feira (2) pela SES, o caso de óbito por dengue descartado foi registrado em João Pessoa, enquanto os quatro casos em investigação foram notificados nos municípios de Salgado de São Félix, Conde, João Pessoa e Santa Rita. Os casos fechados como óbito por dengue ocorreram em João Pessoa e Arara.
              De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, para uma melhor análise da situação da dengue os 223 municípios paraibanos foram divididos em quatro grupos, conforme indicadores de incidência, Índice de Infestação Predial (IIP) e ocorrência de óbitos. Ela explicou que o grupo I é o chamado grupo de alto risco, que é o grupo dos municípios que apresentaram óbito por dengue no período que este boletim abrange, alta taxa de incidência em 2013, com o IIP maior que 3,9%. O grupo II é o de médio risco, que são os municípios sem registro de óbito por dengue neste período, além de IIP baixo (menor que 3,9%). O grupo III é o de baixo risco, sem óbitos por dengue e IIP entre 1 até 3,9% ou menor. E por último o grupo IV, que é o de municípios silenciosos em 2013 para dengue, ou seja, sem óbitos por dengue em 2013 e sem informação do IIP.
               O município de Boa ventura foi apresentado como médio risco, ou seja, Segundo Talita Tavares, esses municípios, a exemplo de Boa Ventura, não apresentaram, nos últimos dois anos, registro de óbito por dengue. Porém, neste ano de 2013 já sinalizam casos notificados e positivos para o agravo e com o IIP caracterizando alerta para as ações de campo da vigilância ambiental de forma a evitar o aumento da taxa de transmissibilidade da doença.

Delcides.com com Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.