domingo, 16 de março de 2014

Paraibanos recebem e-mails falsos solicitando atualização cadastral de dois bancos


 

De acordo com levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais da metade das transações bancárias realizadas no país são efetuadas via internet. A maior responsável pelo aumento da utilização dos meios digitais são as plataformas para dispositivos móveis oferecidos pelos bancos. Segundo os usuários desses aplicativos, a principal vantagem da tecnologia mobile é a praticidade. No entanto, apesar de não precisar sair de casa e enfrentar filas para movimentar contas bancárias, os clientes devem se manter atentos a um perigo iminente: os golpes aplicados via internet.

O Portal Correio teve acesso a mensagens enviadas para e-mails de paraibanos, que usam os nomes do Itaú e do Banco do Brasil, mas evidenciam uma clara tentativa de golpe. Nelas, os internautas do serviço online são informados sobre a necessidade de sincronizar os dados do iToken, aparelho gerador de senhas para clientes. 

A mensagem pede para que seja feito o procedimento clicando em um link anexado ao mesmo e-mail, caso contrário, terão o acesso a conta na internet bloqueado. O perigo mora nesse links, que conduzem à instalação automática de programas clandestinos capazes de informar códigos e senhas a estelionatários virtuais e infectar os aparelhos com vírus.

O banco Itaú diz jamais ter solicitado informações de seus clientes por e-mail ou telefone. “Sempre que desconfiar de uma mensagem ou ligação, o cliente deve entrar em contato com a instituição e buscar orientação. A segurança de nossos clientes é uma preocupação constante do Itaú Unibanco. Pensando nisso, nós disponibilizamos em nosso site conteúdos com dicas de como os usuários do internet banking devem agir em situações similares a esta”, divulgou a assessoria de comunicação do banco.

O Portal Correio também contatou o Banco do Brasil, que igualmente afirmou que nunca requisitou qualquer tipo de atualização via e-mail.

Sincronização exigida é, na realidade, tentativa de acessar informações sigilosas dos clientesFoto: Sincronização exigida é, na realidade, tentativa de acessar informações sigilosas
Créditos: Portal Correio

Usuário recebeu imagem de cheque sem fundos com arquivos anexadosFoto: Usuário recebeu imagem de cheque sem fundos com arquivos anexados
Créditos: Portal Correio

Clicar em anexos pode instalar programas clandestinos capazes de infectar aparelhosFoto: Clicar em anexos pode instalar programas clandestinos
Créditos: Portal Correio
A odontóloga Márcia Azevedo, 32 anos, diz que já foi enganada em um golpe semelhante. Ela explica que recebeu uma fatura com o valor aproximado de R$ 1.300, em compras feitas em Manaus/AM. "Moro em João Pessoa e na data que foi mencionada a falsa compra, eu estava na capital paraibana. Tenho certeza que minha senha foi roubada e meu cartão clonado".

Márcia explicou que foi até a polícia, com três testemunhas que comprovaram que ela estava em João Pessoa no dia em que a fatura do cartão apontava a compra no Amazonas, registrou a queixa e conseguiu resolver o problema com a operadora do cartão de crédito, sem ter que pagar a dívida que ela não contraiu. "Foi um alívio, mas fiquei bastante nervosa. Após registrar queixa, cancelei o cartão e fiz novas senhas para todos os meus serviços".

Nos últimos cinco anos, as contas com internet banking registraram crescimento anual de 20,8%, número superior ao crescimento da população com acesso à internet, que, segundo a Febraban, foi de 13,9%.

Dados da Federação mostram que fraudes virtuais somaram, em 2012, prejuízo de aproximadamente R$ 1,4 bilhão aos bancos. Para conter os prejuízos com os crimes em meio eletrônico, as instituições passaram a investir milhões de reais em mecanismos de segurança. O desafio dos bancos é desenvolver novas formas de identificação e autenticação que impossibilitem a ação de criminosos, mas sem dificultar o acesso aos serviços online.

Saiba como evitar fraudes bancárias em meio digital:

- Jamais revele sua senha a terceiros;

- Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina para evitar que outras pessoas possam vê-la ou descobri-la pela movimentação dos dedos no teclado;

- Cuidado ao utilizar telefones de terceiros, principalmente os celulares, para acessar sua conta, pois sua senha poderá ficar registrada na memória do aparelho;

- Se alguém lhe telefonar dizendo-se funcionário do banco e pedir-lhe para dizer ou digitar sua senha, não o faça em hipótese alguma;

- Digite sua senha somente quando a ligação for de sua iniciativa e em aparelhos próprios ou de pessoas e empresas de sua absoluta confiança;

- Troque suas senhas de acesso ao banco na internet periodicamente. Se tiver dúvida quanto ao procedimento, peça orientação a um funcionário do banco;

- Mantenha antivírus atualizados instalados no computador que utilizar para ter acesso aos serviços bancários;

- Não execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter vírus, Cavalos de Tróia e outras aplicações prejudiciais, que ficam ocultas para o usuário e permitem a ação de fraudadores sobre sua conta, a partir de informações capturadas após a digitação no teclado;

- Use somente provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta também seus mecanismos, políticas de segurança e a confiabilidade da empresa;

- Cuidado com e-mails não solicitados ou de procedência desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados. Correspondências eletrônicas também podem trazer programas desconhecidos que oferecem diversos tipos de riscos à segurança do usuário. É mais seguro "deletar" os e-mails não solicitados e que você não tenha absoluta certeza que procedem de fonte confiável. Tome cuidado especialmente com arquivos e endereços obtidos em salas de bate-papo (chats). Alguns desses chats são frequentados por hackers;

- Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente incorporam melhores mecanismos de segurança;

- Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, você pode certificar-se que está no site desejado, seja do banco clicando sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece na área de segurança do site;

- Não insira novos certificadores no browser (programa de navegação), a menos que conheça todas as implicações decorrentes desse procedimento;

- Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento que executou, entre em contato com o banco;

- Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, entre imediatamente em contato com o banco.
PORTAL CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.