sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Águas impuras de Coremas é a mesma que consumimos e até mesmo o câncer estamos propícios a contrair

Rio Piancó: muito bonito, mas perigoso para a saúde
     A informação de que a Funasa constatou, através de amostras coletadas, que no açude de Coremas existem 100% de coliformes fecais em suas águas preocupa a todos nós que moramos nesta região, sobretudo por onde se consome a água do rio Piancó.
     Os coliformes fecais são bactérias indicadoras de contaminação com material fecal de animais e presença de outros organismos. Até mesmo incidência com o câncer esse material pode ocasionar, sem falar em outras doenças como hepatite, meningite, amebíase, cólera e até mesmo problemas renais.
    Outro problema encontrado em um relatório feito pela Funasa da conta de que a colocação do cloro na água proporciona o aparecimento do câncer. As águas do açude Coremas estão impróprias para o consumo humano.
     As águas desde açude vêm de 26 cidades, por onde passam o rio Piancó e outros mananciais, como riachos. O prefeito daquela cidade está preocupado e faz um alerta: “ Estas cidades estão despejando dejetos de toda a natureza, inclusive esgotos sanitários contaminados, gerando ao nosso povo doenças e mortes”.
     E aqui em Boa Ventura, as águas do rio Piancó também são contaminadas? Claro que sim, além dessa água contaminada que já vem de outras cidades, nós também jogamos dejetos e lixo, contaminando mais ainda a água, e assim, acontece em Itaporanga e Piancó.
    E a situação é preocupante: é grave é séria. Com certeza nós estamos consumindo água impura e cavando, assim, nossa própria sepultura. Percebam que nos postos do PSF da nossa cidade, são muitas as pessoas com problemas de dores abdominais, diarreia e outras enfermidades que tem em comum a água.
    E agora com essa informação de que o cloro também pode causar o câncer, então, ficamos com a pulga atrás da orelha. Mais uma vez digo, é preocupante demais a constatação desses novos dados no açude de Coremas e que reflete em toda a região, onde se consome uma água que não merece confiança nenhuma.

 
Poço de onde a comunidade bebe a água: sem proteção nenhuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.