| Sessão de hoje à noite que aprovou projeto de Lei |
A Câmara de Vereadores de Boa Ventura aprovou na noite desta quinta-feira, dia 22, projeto de Lei de autoria do poder Executivo local que trata do incentivo aos profissionais de saúde, para regulamentação federal considerando que a portaria nº 1.654, de 19 de julho de 2011, que institui o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica ( PMAQ-AB) tem o objetivo de qualificar a gestão pública, incentivando também apoio financeiro a funcionários da saúde que alcançarem metas pré-estabelecidas.
Na verdade, será dado um premio, por parte do Governo Federal, aos municípios e profissionais de saúde que alcançarem as metas em suas respectivas Unidades de Saúde. Este prémio poderá ser anual ou semestral, ponto que ainda será analisado pela gestão do município.
| Vereador Antônio Neto votou contra o projeto de Lei |
De acordo com o projeto de Lei, os percentuais deste premio por categoria profissional ficou definido da seguinte forma: 49% destes recursos ficará com a gestão municipal. E 51% será rateado com os profissionais, sendo que 54% deste valor vai para os profissionais com curso superior, a exemplo de médicos e enfermeiros; 19%, para os agentes de saúde; 19%, para o pessoal de nível técnico, como técnico de enfermagem, digitador, etc; 4%, a coordenação de atenção básica; 0,5%, para os agentes administrativos, recepcionistas, vigilantes e auxiliares de serviços gerais.
O projeto foi aprovado por cinco vereadores: Thales Oliveira, Antônio Madalena, Raimundo, Zé Ribamar e Jeferson Marrocos. O único vereador da oposição presente foi Antônio Neto, que também é agente de saúde e votou contra. De acordo com ele, o projeto é uma vergonha para sua categoria de agentes de saúde. " É uma desigualdade gritante um profissional de nível superior receber o premio de 54% enquanto um agente de saúde receber apenas 19%", disse na tribuna, acrescentando que, " a prefeita paga baixos salários a estes profissionais e agora quer compensar com um valor maior com a verba desta premiação".
| Representante dos agentes de saúde na região, Manoel Miguel |
Presente à sessão estavam apenas um pequeno grupo de pessoas, a exemplo de uma agente de saúde, o presidente do Sindicato de Agentes de Saúde da região, Manoel Miguel; duas enfermeiras e cerca de três cidadãos locais. O representante dos agentes disse que já esperava por essa aprovação, visto que a prefeita tem maioria dos vereadores e que mais uma vez a administração municipal desagrada a categoria dos agentes comunitários de saúde. " Aqui em Boa Ventura o salario é muito baixo", enfatizou.
Ele ainda disse que já por duas vezes conversou com a prefeita Leonice Lopes no sentido de repor perdas salarias dos agentes e assegurar alguma vantagens que por lei eles tem direito. " Espero que um dia ela atenda nossos pleitos", argumentou. Manoel Miguel contou que no dia 12 próximo vai à Brasília participar de um movimento que visa pressionar os parlamentares e Governo, para a aprovação do piso nacional dos agentes de saúde, que é de dois salários mínimos, como salario base.
Uma das enfermeiras presente à sessão disse que esse percentual de valores que consta no projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores foi discutido outro dia entre os profissionais de saúde em uma reunião. " Fizemos a reunião e que contou também com os agentes de saúde e ficou acertado essa porcentagem definida na Lei agora aprovada, então não há problema nenhum com relação a esse aspecto", salientou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentario.