quinta-feira, 13 de março de 2014

Em busca de atendimento médico, pacientes de Boa Ventura se deslocam até outras cidades do Vale.



Manifestação popular não é descartada e ato exigindo médico pode ocorrer a qualquer hora
Consultórios médicos vazios



UBS sem médico
Chegou ao conhecimento do blog que pacientes de Boa Ventura estão se deslocando para outras cidades vizinhas, como Pedra Branca e Diamante, em busca não só de atendimento médico, mas também de prescrição médica para a compra de medicamento controlado.

No hospital de Itaporanga pessoas de Boa Ventura são vistas quase todos os dias em busca de atendimento médico, e na maioria das vezes para atendimento de enfermidades simples, como náusea e vômitos, além do quadro clinico de diarreia, doenças que poderiam ser tratadas em Boa Ventura mesmo, no Hospital de Pequeno Porte.

“Quando agente chega ao hospital de Itaporanga, os funcionários vão logo perguntando se em Boa Ventura não tem médico!”, disse uma jovem outro dia nas redes sociais, oportunidade em que ela externava revolta por ter sentindo vergonha em ouvir essa frase quando levou sua mãe para ser atendida em Itaporanga.

E o problema se agrava a cada dia na área da saúde pública de Boa Ventura. O médico que estava dando um plantão na UBS e no HPP,  semana passada e esta semana não compareceu ao serviço, criando especulações de que nem ele esteja mais prestando serviço.

Na verdade, certo mesmo é o plantão da medica cubana na zona rural, mas porque esta pertence ao programa do Governo Federal “Mais Médicos”, inclusive comentam-se na cidade que a intenção da prefeita Leonice Lopes seja a de conseguir mais um médico de Cuba, porque a prefeitura não teria muitos gastos, já que grande parte dos recursos é do Governo Federal.

É evidente que o caos na área da saúde pública é uma realidade preocupante: tanto no PSF do conjunto Arsênio Alves não tem médico, com na Unidade Básica de Saúde, que funciona na parte baixa da cidade. Ninguém consegue entender o posicionamento da prefeita, visto que a mesma quando vereadora era o que mais cobrava: “Queremos mais médicos para Boa Ventura”, e olha que nesse tempo todas as unidades de saúde do município tinham médicos permanentes.

PSF sem médico
Os Vereadores de oposição também estão preocupados com o problema e afirmaram ontem na rádio Correio AM da cidade de Itaporanga que estão tomando as medidas cabíveis com relação a essa omissão da prefeita, que não foi eleita pelo povo de boaventura, mas colocada por uma ação da justiça.

Eles bateram novamente na tecla de tantos carros alugados à prefeitura municipal, visto ser o município pequeno e uma preocupação da prefeita com carros e não com as pessoas. “Vamos a fundo nessa história e sabermos onde funciona essa locadora, quem é o proprietário e por quanto foi essa locação”, disseram eles. A frota de veículos do município chega a cerca de 21 carros, somando-se os carros alocados.

Outro aspecto na área da saúde é com relação ao setor odontológico: no PSF do conjunto, o dentista não está trabalhando há dias porque um dos equipamentos está quebrado. E na UBS, o autoclave já apresenta problema, tendo que um funcionário desta unidade de saúde se deslocar constantemente até o HPP para fazer a esterilização de equipamentos.

Diante do caos, já se comenta também a possibilidade de uma manifestação nas ruas da cidade de Boa Ventura, visando chamar a atenção da prefeita e da justiça e do próprio Ministério da Saúde, para o grave problema que a cada dia se agrava mais no município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.