segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O Natal está chegando


Foto
        Já estamos praticamente às vésperas do Natal, que é uma festa cristã e que tem um significado bastante forte para todos nós que acreditamos na ação salvadora de Jesus Cristo, o filho de Deus. Natal é a festa do nascimento do menino Jesus, e deve ser também uma data para festejamos o nosso também.
     Sim, o nosso também, porque quem segue a Cristo verdadeiramente, nasce no Natal sempre e sempre. Não nascer do ventre, mas nascer para uma vida nova, com mudanças significativas. Nascer de novo no Natal é mudar de comportamento, querendo sempre ser melhor em todos os aspectos humanos.

      E a solidariedade talvez seja o mais elementar das ações de quem nasce com Cristo. Porque ser solidário é um ato de amor e tem como consequência primordial o querer o bem do outro ou dos outros. E quem é solidário copia os gestos fraternos de Jesus.

      Estamos em meados do mês de dezembro, e poucos dias nos esperam para o termino de um ano e o começo de um novo tempo. É um momento que só acontece uma vez ao ano e que deve sempre servir como limite para refletirmos a vida, suas ações e consequências.
     Temos o costume de reformar, pintar e colocar enfeites coloridos em nossas casas nesse tempo. Isso é bacana. No entanto, às vezes continuamos sem reforma nenhuma por dentro de nós. Não mudamos nada por dentro. Continuamos egoístas e pequenos, invejosos e preguiçosos. Continuamos sendo uma farsa para todos e para nós. Atitudes em favor do outro nem sonhar.

   Que possamos pintar nossas casas e colori-las sempre, mas que o nosso comportamento também seja reflexo de mudança de vida. Porque se não fica tudo no meio-termo. Que possamos comprar roupas e calçados novos, que possamos nos fartar na ceia da festa, que possamos comprar moveis novos, que possamos passear e nos divertimos, afinal de contas temos direito.
     Mas que o Natal não seja somente isso. Que mesmo no pouco que temos seja dividido com quem pouco ou nada tem. Que uma ação em favor de quem precisa seja tomada. Que uma dor seja aliviada por um gesto nosso. Que um agasalho, um conselho, uma prece, um gesto solidário em favor de quem precisa seja concreto no Natal.

      Se fecharmos os olhos para esses sentimentos nobres de cristãos, estaremos festejamos apenas o Natal do comercio, do Papai Noel e das farras. E nada terá sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.