terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Familiares e amigos lamentam a morte de seu Sebastião Lacerda

Um enfarto matou na noite desta segunda-feira, 12, o senhor Sebastião Lacerda, que residia ao lado da igreja católica de Boa Ventura. Quando passou mal, uma viatura do samu chegou a ser acionada e prestar ainda os primeiros socorros, mas seu Sebastião não resistiu e veio a óbito.

Ele faleceu aos 88 anos de idade e deixa uma lacuna imprescindível no seio de sua família e na comunidade, já que se tratava de um senhor de boa índole, bastante simpático, atencioso e um cidadão respeitado no município e em toda a região.

Deixa oito filhos, 15 netos e sua companheira e amada de longos anos, a senhora Salomé, de idade bastante avançada; além de deixar uma legião de parentes e amigos, que tinham em seu Sebastião um exemplo de vida.

O sepultamento está previsto para as 18 horas, antes, porém, haverá a celebração de uma missa de corpo presente, na igreja católica, onde dificilmente seu Sebastião perdia alguma celebração ou outra atividade religiosa.

A família está abalada, mas a toda hora recebe o conforto de amigos e de parentes de Boa Ventura e cidades vizinhas. O blog se solidariza com a família neste momento de luto e confia plenamente que Deus concederá a alma de seu Sebastião um bom lugar no plano espiritual, já que ele era um cristão integro e de um grande coração.

No mês de março do ano passado, o blog fez uma matéria especial com seu Sebastião em função da passagem dos cem anos de vida de sua irmã. Vejamos, portanto o texto logo abaixo:


BOA VENTURA: Palco de histórias marcantes


 
Nesta próxima sexta-feira, dia 14, a senhora Antônia Barreiro de Lacerda, carinhosamente chamada por todos de madrinha, completará cem anos de vida. Estive em sua residência e conversei um pouco com ela, que apesar da idade bastante avançada ainda continua lúcida e atenta a tudo em sua volta.

Com a televisão ligada na missa, madrinha divide o olhar com a tela e comigo. Instante depois, tendo Terminada a programação religiosa na TV, fica escutando atentamente a minha conversa com o seu Sebastião Lôlo, irmão dela, e que nos acompanha nessa visita.

Ele conta que madrinha nunca quis se casar e preferiu cuidar dos irmãos e os pais, além de zelar muito bem pelos muitos sobrinhos, já que era uma das irmãs mais velhas da família. “Ela foi uma mãe pra todos nós”, conta o irmão.

Ela nasceu no sitio Várzea do algodão, município de Curral Velho, e tinha 14 irmãos, só restando cinco. “Minha irmã morou quase toda sua vida no sitio e sempre foi uma pessoa boa e de grande coração, por isso muita gente tem muito respeito e carinho por ela”, disse seu Sebastião.

E para festejar a data de uma pessoa tão amada pela família e amigos, uma missa de ação de graças já foi marcada para sexta-feira, às cinco horas da tarde, que contará com muitos parentes e amigos dela. 

Católica fervorosa, madrinha, que assiste todas as missas de sua calçada, que fica ao lado da igreja, não poderia receber presente melhor do que uma homenagem na casa santa, ladeada de pessoas queridas em sua volta agradecendo a Deus pelo seu centenário.

Mas essa história de madrinha, não poderia acabai por aí, sem antes fazer menção à outra história bonita e de vitória. Não poderíamos perder a oportunidade e conversar com seu Sebastião sobre sua história de vida ao lado de dona Salomé, uma das mais aplicadas e antigas professoras do município de Boa Ventura.


Bastante simpático e atencioso ele começou a discorrer um pouco de tudo que viveu nesses últimos 87 anos de vida, sobretudo alguns ao lado de sua companheira, a professora Salomé, que, antes de se casar com ele, foi freira nos conventos de Cajazeiras e Princesa Isabel, sertão paraibano.

De tudo ele falou um pouco, até mesmo do coronel Zuza Lacerda, primo de seu pai. Falou das secas, das enchentes, das muitas histórias desse sertão, sobretudo do Vale do Piancó. Com uma memória privilegiada, seu Sebastião também fala de política, e lembra que nestas próximas eleições o povo precisa votar em candidatos sérios e honestos.

Também nascido no sitio Várzea do algodão, Sebastião viveu da roça por muito tempo, e ao lado de Salomé, criou a família de oito filhos, sendo quatro homens e quatro mulheres. Por causa do oficio da esposa e da educação dos filhos, morou em Itaporanga, João Pessoa e há muitos anos mora em Boa Ventura.

Com 85 anos de idade, dona Salomé também é uma católica fervorosa, e sempre estar em seu terraço assistindo atentamente as missas. Ela ensinou toda uma geração de estudantes na escola João Cavalcanti Sula, sendo lembrada ainda hoje por muitos dos seus ex-alunos. O blog terá sempre espaço para esses exemplos de vida, assim como madrinha, seu Sebastião, dona Salomé, e tantas outras pessoas da comunidade, que transmitem sabedoria e exemplos de simplicidade e integridade moral e cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario.