quarta-feira, 17 de julho de 2013

Quem era essa mulher em Boa Ventura que toda criança tinha medo

    A imagem ai em cima está sendo bastante comentada em Boa Ventura, bem como por boaventurenses que moram fora e que estão também vendo a foto, pelo facebook e agora pelo nosso blog. Não sabemos quem a publicou no face, mas muita gente, principalmente jovens, comentam na rede social que ainda se lembram dessa senhora e que ela tinha fama de pegar crianças, claro, o que era um mito para amedrontar os pequenos daquele tempo.
   Não sabemos seu nome e nem de onde veio, mas o apelido ficou gravado na memória das pessoas que a conheceram: “Elisa pé de bode”, era assim que todos a conheciam. Apelido de mau gosto, mas que ela não tinha muito que fazer, já que o nome já estava na boca do povo, sobretudo da molecada.
    Cheguei a conhecer a mesma. Ela já idosa, sempre sentada em uma rede velha em uma casa humilde e quase caindo, ali onde hoje funciona o telecentro. Tico Machado, se não me engano, era uma espécie de tutor para ela, ou seja, cuidava de Elisa, que também recebia os cuidados de Maria de Antonio, uma das mulheres mais caridosas que conheço em Boa Ventura.
   Conta-se que Elisa era uma boa rezadeira e rezava para todo tipo de doença. Mas o doente precisava acreditar em Deus, para que os males saissem da pessoa enferma. Faleceu e nem lembramos a data. Também, era pobre, não tinha posses, talvez nem amigos ou amigas, não tinha status social, e isso conta muito, infelizmente, no mundo de hoje.
    Mas acreditamos que fez sua história por aqui, não só sendo lembrada por assustar crianças, mas por colocar esperança nas vidas das pessoas que a procuravam para uma reza, e deve ter tido outros méritos em sua vida modesta e simples. Está sepultada próximo de onde morava, e onde sempre era vista pelos moradores. Com os pés no chão de barro, um olhar perdido no horizonte, sem esquecer o velho lenço na cabeça, e ao lado o seu pote, que matava a sede e refrescava talvez a alma.


2 comentários:

  1. Elisa pé de bode, vai ficar na memoria de Boa Ventura!

    ResponderExcluir
  2. Quem publicou essa foto foi, Renato Valério do BoaVenturaOnline

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario.